Diretora da Faculdade São Paulo, Thays Ricci, conclui Doutorado em Educação

O desenvolvimento da tese “Os impactos do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial e continuada de professores alfabetizadores por meio de metodologias ativas” mostrou que há enriquecimento nesse sentido. Os resultados encontrados, conforme a autora do estudo Thays Cristina Ricci Silva, deixam evidente a importância e os impactos positivos de tais estratégias de ensino para o aprendizado de forma autônoma e participativa mediante problemas e situações reais que estimulem pensar, ter iniciativa, debater e serem responsáveis pela construção do conhecimento.

Bacharel em administração e diretora em unidades de ensino básico e superior, Thays é mestre em Educação pela Unoeste, onde agora acaba de concluir o doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, com a sua tese aprovada para que receba o título de doutora em Educação. A orientação foi do professor doutor Sidinei de Oliveira Sousa, com a avaliação da Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy, da Unoeste; Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol, da Uninove; e Dr. Klaus Schlünzen Junior, da Unesp em Prudente.

Impactos positivos
Vinculada à linha de pesquisa “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, a tese se propôs analisar os impactos do Programa de Residência Pedagógica na prática dos professores com a utilização de metodologias ativas, por meio de pesquisa-ação realizada em curso de licenciatura em Pedagogia de uma instituição de ensino superior na região do Pontal do Paranapanema. A pesquisa teve como participantes 24 estudantes residentes e três professores preceptores.

Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa para a produção da tese foram questionário, entrevistas com roteiro semiestruturado, narrativa, pesquisa documental e observação. Na tese consta que feita a análise de dados qualitativos, que foram confrontados com a fundamentação teórica, os resultados encontrados evidenciaram a importância e os impactos positivos da aplicação das metodologias ativas na prática docente no Programa de Residência Pedagógica.

Melhor formação
Com vistas a mudanças e inovações visando melhorias nos processos de formação de professores, a intervenção proporcionada pela pesquisa-ação contribuiu em processos elaborados pelos residentes para organização, aplicação e avaliação em curso de formação de professores. Atuação que promoveu entre os pares a apropriação da prática docente, por meio das metodologias ativas de aprendizagem; de tal forma a levar a autora ao entendimento de que a magnitude do estudo da tese está no impacto em aprimorar o Programa de Residência Pedagógica.

Impacto que decorre da oferta de novas propostas à formação de professores com ênfase na prática e no aprimoramento docente pelo uso de metodologias ativas em sua atuação. Outro aspecto relevante é sobre a relação entre residentes, preceptores, coordenadores institucionais, instituição de ensino superior e as escolas de campo da residência, contribuindo com a consolidação da rede que articula os distintos espaços de formação educacional, impactando positivamente na prática junto aos professores oriundos do Programa de Residência Pedagógica. Articulação que proporcionou formação mais autônoma e reflexiva.

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