Curso de Administração

Sobre o Curso

O Curso de Administração realiza um trabalho impulsionador do ensino médio, incentivando os jovens a estudar, contribuindo, assim, para que haja na cidade um rico e instrutivo debate de ideias, um intercâmbio de conhecimentos, uma divulgação efetiva da ciência e da tecnologia, bem assim a difusão da cultura, criando condições necessárias para o aprimoramento do homem como um todo. Dessa forma, poder-se-ia dizer, sem qualquer ordem de prioridade, que as finalidades do Curso de Administração da FASPREV são:
1. Formar cidadãos cônscios de suas responsabilidades sociais.
2. Preparar culturalmente o aluno para uma melhor compreensão da sociedade em que vive.
3. Formar o indivíduo para que tenha uma participação política que implique direitos e deveres de cidadania.
4. Possibilitar ao aluno uma formação profissional que o capacite para compreender o papel do trabalho na área da administração.
5. Ter em vista a finalidade humanística da formação que privilegie o desenvolvimento integral da pessoa.
6. Atuar na extensão universitária, de forma a manter um sério envolvimento com a comunidade, através de parcerias, convênios, pesquisas e demais intercâmbios;
7. Apresentar aos estudantes um equilíbrio adequado de competências humanas, analíticas e quantitativas.

Diferencial do Curso

Objetivo Geral

Os objetivos do curso de Administração da Faculdade São Paulo, apresentam a preocupação com o perfil profissional do egresso, informando considera-los no delineamento dos objetivos, para formar um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos das organizações que atuem, visando assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às transformações que vem ocorrendo no mundo do trabalho e, consequentemente, nas empresas/organizações públicas e privadas. Como práticas emergentes do conhecimento relacionadas ao curso, destacam-se a presença dos Projetos Integradores aplicados às demandas e necessidades locais e regionais.
O Objetivo Geral é formar profissionais capazes de aliar a competência profissional a uma consciência crítica, ou seja, uma consciência de sua inserção em uma totalidade, entendida como processo, passível de intervenção pela ação humana, contemplando as tendências que regem a produção do saber nas áreas do conhecimento da Administração, para a aquisição de habilidades específicas tais como, conhecer a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio através da utilização de tecnologias e tendências inovadoras.
Os objetivos do curso de Bacharelado em Administração da Faculdade São Paulo de Presidente Venceslau (FASPREV) são direcionados à formação de profissionais capacitados para atuar de maneira eficiente, ética e inovadora no campo da administração.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO DO CURSO DE ADM DA FASPREV

 O perfil do formando tem como objetivo o desenvolvimento de competências que o capacite em seu desempenho profissional a utilizar os conhecimentos adquiridos na vida social, acadêmica, pessoal, de modo que saiba lidar com a incerteza, com flexibilidade e rapidez na resolução de problemas, que enfrente os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional. Um administrador com potencial criativo e capaz de análise crítica, sobretudo um administrador que esteja voltado para a cidadania, flexibilidade intelectual e adaptabilidade. O saber, o saber fazer, o saber fazer bem, e o querer fazer completam o perfil profissional buscado com o perfil desejado em nosso projeto pedagógico.
O Projeto Pedagógico do Curso de Administração, da FACULDADE SÃO PAULO, incorpora o que as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração, Resolução nº 5. de 14/10/21, DOU de 18/10/21, definem como perfil dos administradores. Assim, ao final do processo de formação, deverá apresentar capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
Em outras palavras, especificamente, o administrador deve:
• Ter a capacidade para compreender e refletir sobre a heterogeneidade das demandas sociais;
• Ser capaz de pensar e repensar o contexto geral dos negócios;
• Ser ético na profissão e capaz de compreender sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente;
• Ser comprometido com a sociedade e com o ambiente das futuras gerações, valorizando princípios éticos e de cidadania
O Curso de Administração, da FACULDADE SÃO PAULO, contribui para a sustentação de prioridades e o enfrentamento de desafios sociais, com espírito empreendedor e determinação, diagnosticando perspectivas de atuação profissional e avaliando resultados.

Baseando-se no que dispõem as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração, o Projeto Pedagógico do Curso de Administração, da FACULDADE SÃO PAULO, relaciona as competências e habilidades esperadas de um administrador. Assim, esse curso deverá desenvolver, nos administradores em formação, as seguintes competências:

I – integrar conhecimentos fundamentais ao Administrador – Para além de apenas deter conhecimentos fundamentais, o egresso deve ser capaz de integrá-los para criar ou aprimorar de forma inovadora os modelos de negócios, de operacionais e organizacionais, para que sejam sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais. Entre os conhecimentos fundamentais incluem-se os de Economia, Finanças, Contabilidade, Marketing, Operações e Cadeia de Suprimentos, Comportamento Humano e Organizacional, Ciências Sociais e Humanas e outros que sirvam às especificidades do curso;
II – abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica – Compreender o ambiente, modelar os processos com base em cenários, analisando a interrelação entre as partes e os impactos ao longo do tempo. Analisar problemas e oportunidades sob diferentes dimensões (humana, social, política, ambiental, legal, ética, econômico-financeira);
III – analisar e resolver problemas – Formular problemas e/ou oportunidades, utilizando empatia com os usuários das soluções, elaborar hipóteses, analisar evidências disponíveis, diagnosticar causas prováveis e elaborar recomendações de soluções e suas métricas de sucesso passíveis de testes;
IV – aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades – Julgar a qualidade da informação, diferenciando informações confiáveis de não confiáveis, e de que forma ela pode ser usada como balizadora na tomada de decisão. Identificar, sumarizar, analisar e interpretar informações qualitativas e/ou quantitativas necessárias para o atingimento de um objetivo inicial. Julgar a relevância de cada informação disponível, diferenciando meras associações de relações causais. Comunicar suas conclusões a partir da construção e análise de gráficos e de medidas descritivas. Identificar os contextos em que técnicas de inferência estatística possam ser utilizadas e, por meio delas, julgar até que ponto os resultados obtidos em uma amostra podem ser extrapolados para uma população;
V – ter prontidão tecnológica e pensamento computacional – Compreender o potencial das tecnologias e aplicá-las na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Formular problemas e suas soluções, de forma que as soluções possam ser efetivamente realizadas por um agente de processamento de informações, envolvendo as etapas de decomposição dos problemas, identificação de padrões, abstração e elaboração de sequência de passos para a resolução;
VI – gerenciar recursos – Estabelecer objetivos e metas, planejar e priorizar ações, controlar o desempenho, alocar responsabilidades, mobilizar as pessoas para o resultado;
VII – ter relacionamento interpessoal – Usar de empatia e outros elementos que favoreçam a construção de relacionamentos colaborativos, que facilitem o trabalho em time e a efetiva gestão de conflitos;
VIII – comunicar-se de forma eficaz – Compartilhar ideias e conceitos de forma efetiva e apropriada à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências e dados, deixando claro quando suportada apenas por indícios, com a preocupação ética de não usar dados para levar a interpretações equivocadas;
IX – aprender de forma autônoma – Ser capaz de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e aplicá-las em contextos novos, sem a mediação de professores, tornando-se autônomo no desenvolvimento de novas competências ao longo de sua vida profissional.
De acordo com a especificidade do curso, a FASPREV desenvolve durante todo o curso, ou seja, do ingresso do estudante à conclusão o acompanhamento da imersão do aluno no mercado de trabalho, através do estágio remunerado, que se dá por meio de empresa própria de interveniente de estágios remunerados na IES. Assim, todo estudante matriculado na IES têm a oportunidade e pode começar a trabalhar logo que iniciam o curso, enriquecendo a relação teoria x prática e a devida imersão no mercado de trabalho.
Além disso, os projetos integradores, com atividades de extensão, que seguem manual regulamentado, desenvolvido ao longo do curso, requer do estudante a pratica em ambientes e situações similares ao da futura realidade de atuação recebendo feedback construtivo em relação ao seu desempenho, além de contribuir com o desenvolvimento de comunidades, organizações, associações, assentamentos rurais e penitenciárias da cidade e região.

 

Periodo de Curso

Matriz Curricular Bacharelado em Administração

Calendário

Carga Horária

Hora aula

3.470 Horas

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